A oficina de Criação do Romance Histórico, é resultado de uma parceria entre Sindicato dos Bancários, Região Perto Alegre, APCEF/RS e Caixa Econômica Federal, e tem o objetivo de fomentar a Cultura, estimulando o interesse pela literatura e preparando pessoas para a escrita criativa, bem como resgatar a história do movimento sindical bancário no estado, no ano do seu 75º aniversário.
O projeto prevê o aprendizado das técnicas de escrita de romance bem como todo o processo de pesquisa para resgate dos fatos históricos que permearam o período de 1933 até 2008 no estado e no país.
CONCEITO (pelo historiador Alcy Cheuiche)
Uma oficina de criação literária é um curso onde as pessoas aprendem a exercer um ofício de escrever. Para tanto, como não se pode transferir talento aos “oficineiros”, o método objetiva a despertar no subconsciente de cada um o processo criativo que se encontra adormecido. Como acreditamos que haja muito mais talentos que oportunidade de revelá-los, estamos propondo esta oportunidade aos que desejarem mergulhar neste universo maravilhoso da literatura. A oficina de contos estimula a criação de textos de ficção a partir de diferentes abordagens, práticas e teóricas, e a interação entre o grupo, visto que a união lúdica dos participantes da oficina, mas melhora os resultados individuais.
O processo de criação literária que será utilizado, está baseado no conceito de obra ficcional estabelecido por Gilberto Freire: fazer com que o aluno aprenda, sem esforço aparente, a criar uma trama equilibrada entre personagem, ambiente e ação. Para tanto, uma das ferramentas é a hiperestesia, ou seja, a capacidade de provocar no leitor sensações referentes aos cinco sentidos. As palavras têm visão, audição, tato, gosto, olfato. Basta exercitá-las continuamente.
A coordenação será a cargo do professor e historiador Alcy Cheuiche. O local de realização das aulas será a sede do Sindicato dos Bancários Porto Alegre, na rua Gen Câmara, 424. As pesquisas – realizadas pelos alunos e supervisionadas pelo historiador- serão feitas em todos os locais onde se possa obter informações de fatos que sejam relevantes para a criação do romance, tais como jornais do período, revistas, entrevistas com remanescentes do movimento bancário e outras que forem consideradas convenientes.
O livro, resultado deste trabalho, será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre em novembro de 2008, e terá os 1000 exemplares iniciais, que serão distribuídos pelo Sindicato e pela APCEF/RS.
Será garantido, sem custos extras, um exemplar do livro a cada um dos participantes da oficina.
Quem pode participar da oficina:
Todos os bancários associados ao sindicato, associados da APCEFRS e eventualmente pessoas não associadas. Estas últimas, em caso de sobrar vagas.
Não há necessidade de experiências anteriores para a participação na oficina.
Período: março a novembro de 2008
Valor: R$ 70,00 por mês p/ associados
150,00 para não associados
Duração: 9 meses
Horário: 18hs às 21hs
Inscrições: a partir do dia 11 de março de 2008 até 03 de abril de 2008
Início das aulas: 03 de abril de 2008
Número máximo de alunos: 15